Pesquise
Buscar por ? Localizar
  Resultado da Pesquisa

India

...s é a principal fonte do crescimento econômico, contabilizando metade do PIB da Índia embora apenas contemple menos de um quarto da sua força de trabalho.  Aproximadamente 3/5 da força de trabalho está direcionada para a agricultura, o que levou o governo através da UPA (United Progressive Alliance), a articular uma reforma econômica que inclui desenvolvimento da infra-estrutura básica para melhorar as vidas das pessoas de baixa renda que vivem no meio rural e impulsionar a performance da agricultura. O governo em 2005 liberou investimentos na aviação civil, setores de construção e telecomunicações. A privatização de empresas estatais praticamente estacionou em 2005, mas continuam a gerar debates políticos. A contínua rigidez social, política e econômica impediram iniciativas que se faziam necessárias para dar continuidade ao processo de privatização. A economia tem fixado uma taxa de crescimento médio maior que 7% desde 1994, reduzindo a taxa de pobreza em aproximadamente 10%. O país obteve um acréscimo em seu PIB de 7.6% em 2005, em decorrência da expansão da manufatura. É considerável a parcela de indianos com acesso à educação, o que garante ao país papel de destaque na produção científica – farmacêutica e informática. A índia vem investindo significativamente na educação qualificada na língua inglesa para se transformar no principal exportador de softwares e especialistas em softwares mundial. Apesar do grande crescimento, as agências de fomento internacionais, notadamente o Banco Mundial, se preocupam com o orçamento deficitário do país, que chega próximo aos  9% do PIB; os empréstimos do governo tem mantido as taxas de juros altas. A desregulamentação da economia poderia ajudar a atrair capital estrangeiro assim como...

Italia

...tália possui uma taxa de crescimento populacional anual baixíssima, entre as menores do continente.  Com relação a 2006 registra-se o crescimento da população de 0.04%, sendo que essa taxa vem decrescendo de forma acentuada, isso é atribuída a progressiva diminuição da taxa de natalidade. A Itália é uma das cinco nações do mundo ocidental que dispõem de uma indústria aeronáutica completa e de uma ampla tecnologia espacial. O setor das atividades comerciais representa um dos pilares da economia nacional, no qual se destacam as atividades bancárias e de finanças em geral. A Itália é muito conhecida pelo turismo, cultura, música, comida e vinho, mas também convém conhecer sua maneira singular de fazer negócios.As diferenças regionais influem nos dialetos e nas práticas comerciais. Os negócios no norte do país têm ritmo mais dinâmico que no sul. Roma, por exemplo, tem um compasso bem diferente dos principais centros do norte - Milão e Turim. No sul, ao contrário do norte, o tempo parece andar mais devagar. E é bem diferente negociar com empresários ou com burocratas do serviço público. A diversidade setorial também é enorme....

Japao

... mais alto índice de desenvolvimento humano. O país é um grande comerciante externo, o maior importador de alimentos, um dos maiores investidores externos e doadores de assistência ao desenvolvimento no mundo. Com uma extraordinária capacidade de consumo e concentrando algumas das maiores corporações econômicas do planeta, o Japão é o motor econômico da região asiática e comporta um dos mercados  financeiros mais importantes do mundo. A seguir, observa-se os gráficos com a direção das exportações e importações do Japão no período de Janeiro a Junho de 2006: Fonte: Braziltradenet   Fonte: Braziltradenet Relação Brasil – JapãoEm 2007, o fluxo do comércio bilateral Brasil-Japão totalizou, de acordo com dados da SECEX/MDIC, US$ 8,9 bilhões. As exportações brasileiras, de 2006 para 2007 cresceram  24,08%, chegando a US$ 4.32 bilhões, enquanto que as importações aumentaram 35,37%, atingindo US$ 4.60 bilhões.. Relação Comercial Brasil x Japão - Em US$ FOB   2007  Var. % 2006 Var. % 2005 Exportações 4.321.335.071 24,08 3.894.521.360 11,83 3.482.616.248 Importações 4.609.439.068 35,37 3.839.587.082 12,76 3.405.021.078 Saldo -288.103.997 -471,29 54.934.278 -29,20 77.595.170 Corrente de Comércio 8.930.774.139 29,66 7.734.108.442 12,29 6.887.637.326 Fonte: MDIC/SECEX Nos gráficos abaixo observa-se os principais produtos do intercâmbio comercial entre Brasil e Japão no período de 2007: Fonte: MDIC/SECEX   Fonte: MDIC/SECEX   Balança Comercial Brasil - Japão/ 2007Valores em US$ FOB Mês Exportação Importação Saldo Corrente de Comércio JAN 327.506.016 356.172.738 -28.666.722 683.678.754 FEV 309.030.379 241.791.545 67.238.834 550.821.924 MAR 367.990.754 392.255.454 -24.264.700 760.246.208 ABR 317.775.910 359.141.930 -41.366.020 676.917.840 MAI 381.383.072 379.396.474 1.986.598 760.779.546 JUN 366.790.677 354.966.986 11.823.691 721.757.663 JUL 380.206.732 419.927.790 -39.721.058 800.134.522 AGO 429.302.133 456.278.310 -26.976.177 885.580.443 SET 341.188.493 370.968.016 -29.779.523 712.156.509 OUT 371.898.590 511.266.893 -.139.368.303 883.165.483 NOV 378.791.164 448.557.788 -69.766.624 827.348.952 DEZ 349.471.151 318.715.144 30.756.007 668.186.295 Acumulado 4.321.335.071 4.609.439.068 -.288.103.997 8.930.774.139 Fonte: Aliceweb Como negociar com o Japão A postura correta é importante no Japão, sobretudo ao sentar. Evite esparramar-se na cadeira. O equilíbrio é um princípio básico japonês, portanto, pratica-se uma postura sólida e firme ao sentar-se ou ao andar; A base da etiqueta japonesa é o respeito. Esse respeito é demostrado em tudo e a toda hora; Na sociedade japonesa, é extremamente importante, principalmente nos negócios, saber a posição que a pessoa que você estabelece contato ocupa a sua empresa; Evite dar tapinhas nas costas dos japoneses, ficar muito próximo, qualquer forma de beijo em público ou contato físico prolongado; Falar alto, aparecer demais, gesticular muito, agitar-se, são considerados vulgares; Dê um presente com as duas mãos, como ao  entregar seu cartão de visitas. Isso é visto como um gesto de humildade; Ao receber um presente, não se espera que o abra imediatamente. Para os japoneses abrir o presente seria concentrar demasiada atenção no objeto e não naquilo que é verdadeiramente importante, ou seja, a intenção; Os japoneses apreciam a discrição, ternos sóbrios, escuros ou de cores neutras; Manual da boa prática nas relações de negócios com o mercado japonês – material elaborado pelo Setor de Promoção Comercial – SECOM – da Embaixada do Brasil em TóquioA preparação da missão Organize com cuidado e antecedência todos os detalhes de sua viagem: horários dos encontros, reservas de hotel, passagens de trem (melhor meio de transporte no arquipélago) etc. Será, por vezes, difícil fazer acertos de última hora ao chegar no Japão. Ademais, isto poderá servir de demonstração de seriedade aos seus interlocutores locais que costumam ser bastante metódicos e detalhistas. Um ponto importante: o tipo de hotel onde o visitante está hospedado é, aos olhos japoneses, um reflexo da posição de sua empresa. Tenha presente o fato de a língua ...

Mercosul

...gração, Cooperação e Desenvolvimento Argentina - Brasil. Na oportunidade, foram assinados Protocolos (perfazendo um total de 24) sobre diversos temas, tais como: bens de capital, trigo, produtos alimentícios industrializados, setor automotivo, cooperação nuclear, transporte marítimo, transporte terrestre, entre outros. Em julho de 1990, foi firmada a Ata de Buenos Aires, que fixou para janeiro de 1995 a data do início da vigência de um mercado comum entre os dois países. Em dezembro de 1990, os Protocolos acima referidos foram consolidados em um só instrumento denominado Acordo de Complementação Econômica-ACE 14, firmado entre Brasil e Argentina, que constituiu o referencial adotado posteriormente no Tratado de Assunção. Em 26 de março de 1991 foi firmado o Tratado de Assunção entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai para a constituição do Mercado Comum do Sul - MERCOSUL. População País Número Argentina 39,921,833 (est. Julho 2006) CIA Brasil 188,078,227 (est. Julho 2006) CIA Uruguai 3,431,932 (est. Julho 2006) CIA Paraguai 6,506,464 (est. Julho 2006) CIA Venezuela 25,730,435 (est. Julho 2006) CIA Total 263...

Mexico

...ltimos anos, porém, o desaquecimento da economia norte-americana gera tendência recessiva no México e o governo busca novos parceiros comerciais. Aspectos econômicosO México tem uma economia de mercado livre que recentemente entrou na classe dos trilhões de dólares. Possui um mistura de modernidade com uma indústria antiga e agricultura, dominada pelo setor privado. A recente administração tem expandido a competição em portos, ferrovias, telecomunicações, geração de energia, distribuição de gás natural e aeroportos. A relação com os EUA e Canadá triplicaram desde a implementação do NAFTA em 1994. O México tem 12 acordos de livre comércio com mais de 40 países incluindo, Guatemala, Honduras, El Salvador, a Área de Livre Comércio Européia e Japão, colocando mais de 90% dos negócios nos acordos de livre comércio. Há necessidade de melhoria da infra-estrutura, modernização  do sistema de taxas e leis do trabalho, e da necessidade de permitir investimento privado no setor de energia. Existem desafios para impulsionar o crescimento da economia, reduzir a pobreza e melhorar a competitividade internacional do México. PopulaçãoA população mexicana estimada, em 2007, é da ordem de 108 milhões de habitantes, com expectativa de vida média de 75 anos. Cerca de 48% da população são homens e 51% mulheres. O México é um país constituído basic...

Polonia

...mbro de 2005) Taxa de crescimento da população -0.045% (est. 2008) Independência 11 de Novembro de 1918 Composição setorial Agricultura: 4.1% Indústria: 31.9% Serviços: 64% (est.2007) Força laboral 17.01 milhões (est.2007) Taxa de desemprego 12.8% (est.2007) Agricultura / principais produtos batatas, frutas, vegetais, trigo; aves domésticas, ovos, carne de porco, leite. Indústria máquinas para a construção, ferro e aço, carvão, produtos químicos, vidro, bebi...

Portugal

...te aéreo alternativo; e) cumprimento dos prazos de entrega; f) observância de especificações de quantidade e qualidade constantes dos contratos; e g) assistência efetiva após a venda. Promoção de produtosÀs empresas brasileiras que pretendem comercializar seu produto em Portugal recomenda-se realizar estudo de mercado, para contemplar a promoção de produtos nas suas mais variadas vertentes. A consulta às empresas de índices de audiência dos veículos publicitários permitirá a adequação da estratégia de promoção da empresa ao mercado português. O recurso de feiras e exposições setoriais representa, igualmente, meio eficaz de promoção, no momento em que o produto apresente possibilidades de penetração no mercado. As condições para a cobertura de custos promocionais pelas empresas exportadora e importadora deverão ser, em geral, estabelecidas em contrato de representação ou de agenciamento e dependerão de diversos fatores, tais como: nível de comprometimento da representação; prazo estabelecido no contrato; e  cláusula de valores mínimos por períodos de tempo. Embalagem e RotulagemEm Portugal, os produtos importados, com marcas de empresas portuguesas, devem conter, em seus rótulos, o nome do país de origem do fabricante. Os produtos farmacêuticos, fumo, pastas alimentícias, fertilizantes, vinhos, licores e alimentos contendo conservantes e corantes artificiais estão sujeitos a normas específicas de rotulagem. Os artigos têxteis e de couro e de vestuário têm de apresentar etiqueta, indicando o país de origem. Os artigos têxteis e de vestuário, fabricados com fibras diversas, devem indicar, na etiqueta, o percentual de cada uma na composição do tecido. A Comissão Européia publica, periodicamente, documentos relativos à uniformização das disposições legislativas, regulamentares e administrativas dos Estados-membros relativas ao setor de embalagens de alimentos. São várias as normas técnicas exigidas aos produtos em comercialização no mercado português. Porém, a uniformização destas normas é uma das principais preocupações da Comissão Européia. O Instituto Português da Qualidade é o organismo de notificação, responsável pela gestão da informação relativa às normas e regras técnicas. Comércio ExteriorTratando-se de uma pequena economia aberta inserida no espaço da União Européia, o comércio exterior assume grande importância em Portugal, principalmente no que se refere a seu papel como motor do crescimento econômico. O peso do comércio exterior no PIB do país vem aumentando e passou de 55,2% em 1998 para 67,8% em 2002. A importância do comércio externo contribuiu para que Portugal tenha sido considerado como a sétima economia mais globalizada do planeta, num estudo apresentado no início de 2000, com base em critérios como a abertura da economia ao comércio internacional e a importância do turismo, entre outros. A balança comercial portuguesa tem sido tradicionalmente deficitária. O saldo negativo que se mantinha praticamente estável entre 2000 e 2003, em torno de US$14 bilhões, ampliou-se em 2004 para pouco mais de US$ 19 bilhões. A seguir, apresenta-se os dados das exportações e importações  de 2004, 2005 e 2006 referentes às relações comerciais entre Brasil e Portugal. Relação Comercial Brasil x Portugal - Em US$ FOB   2006  Var. % 2005 Var. % 2004 Exportações 1.468.460.024 43,77 1.021.428.321 5,62 967.095.435 Importações 312.597.085 34,58 232.271.011 21,78 190.722.349 Saldo 1.155.862.939 46,47 789.157.310 1,65 776.373.086 Corrente de Comércio 1.781.057.109 42,06 1.253.699.332 8,28 1.157.817.784 Fonte: MDIC/SECEX No período de 2006 podemos verificar nos gráficos abaixo, os principais produtos exportados e importados pelo Brasil de Portugal. Fonte: MDIC/SECEX   Fonte: MDIC/SECEX Dentre os estados que mais relacionaram-se com Portugal no período 2006 estão o Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina, como podemos observar nos gráficos abaixo. Fonte: Aliceweb   Fonte: Aliceweb   Balança Comercial Brasil - Portugal / 2006Valores em US$ FOB Mês Exportação Importação Saldo Corrente de Comércio JAN 128.248.002 24.136.570 104.111.432 152.384.572 FEV 132.394.732 14.703.007 117.691.725 147.097.739 MAR 119.535.036 20.216.149 99.318.887 139.751.185 ABR 166.197.248 19.752.013 146.445.235 185.949.261 MAI 122.283.581 18.473.495 103.810.086 140.757.076 JUN 6...

Reino Unido

...resultou em um grande enriquecimento de muitos aspectos do modo de vida inglês. As diversas histórias de vida e tradições dos grupos étnicos que fizeram da Inglaterra a sua casa, influenciaram na qualidade e na pluralidade das artes e da cultura popular, bem como nos negócios, na arte de design, na comida e em outros aspectos da vida cotidiana. As maiores concentrações de população são em Londres e no Sudoeste, em Yorkshire Ocidental e nas cidades industriais do noroeste, na conurbação da região central em torno de Birmingham, nas conurbações nos rios Tyne e Tees, e ao longo da Costa do Canal. O nome “England” é derivado dos anglos, uma das tribos germânicas que estabeleceram monarquias nas planícies britânicas no século V, após a retirada final dos romanos em 409. Os reinos anglo-saxões eram inicialmente bastante pequenos e numerosos, mas gradualmente, foram conquistando espaços. Wessex passou a exercer o domínio, após seu papel de líder na resistência às invasões dinamarquesas do século IX. Athelstan (924-939) usou o título de “Rei de toda a Bretanha”, e a partir de 954 passou a haver um único reino da Inglaterra. A atual família real é descendente da antiga família real de Wessex. Em 1066, ocorreu a última invasão bem-sucedida da Inglaterra. O Duque William da Normandia derrotou os ingleses na Batalha de Hastings. Os normandos e outros povos vindos da França foram estabelecer-se. O francês tornou-se a língua da nobreza pelos três séculos seguintes, e as estruturas sociais e legais foram influenciadas pelas que prevaleciam do outro lado do Canal. Perderam-se quase todas as possessões da Coroa Inglesa na França durante o fim da Idade Média. A união da Inglaterra e Escócia ocorreu em 1707, estabelecendo a Inglaterra como a parte mais populosa da nação britânica. Organização AdministrativaO sistema básico de organização pública, em nível regional, excluindo a área da Grande Londres, divide o País em 53 grandes unidades administrativas regionais, dentro das quais existem 369 pequenas unidades administrativas municipais. A chamada Grande Londres tem administração um pouco diferente, embora calcada nos mesmos princípios; é dividida em 32 circunscrições e a  “City” de Londres. Política / GovernoO sistema de governo do Reino Unido é definido como uma monarquia constitucional, onde a soberana, Rainha Elizabeth II, é a Chefe de Estado. Embora os ministros governa...

Russia

... declínio. A sua taxa de crescimento é negativa, aproximadamente –0,3%. As principais razões para a redução da população têm sido a baixa taxa de natalidade e o aumento da mortalidade principalmente entre os homens não instruídos e parcialmente instruídos. A elevação da taxa de criminalidade e a incidência elevada do consumo de álcool e tabaco entre homens conduziram ao aumento, sem precedentes, da mortalidade masculina em tempos de paz. O seu perfil demográfico tem implicações potencialmente negativas para o futuro econômico do país O rápido envelhecimento da força de trabalho pode vir a ser um obstáculo para a reforma, pois o aumento dos custos de aposentadoria e serviço de saúde irá limitar a habilidade do governo de aliviar a pressão dos impostos na economia. Fuso horárioO território da Rússia é dividido em 11 fusos horários. Considerando-se o horário de Brasília, as diferenças de fuso são as seguintes: Kaliningrad: cinco horas a mais; Moscou e São Petersburgo: seis horas a mais; Samara e Igevsk: sete horas a mais; Ekaterinburg e Perm: oito horas a mais; Hovosibirsk e Omsk: nove horas a mais; Krasnoyarsk e Tomsk: dez horas a mais; Irkutsk e Ulan-ude: onze horas a mais; Yakutsk e Chita: doze horas a mais; Vladivostok e Habarovsk: treze horas a mais; Magadan: quatorze horas a mais; Kamchatka e Anadir: quinze horas a mais. LínguaO idioma russo é uma língua indo-européia do ramo eslavo. É o idioma oficial na Rússia, Bielo-Rússia, Quirguistão e Cazaquistão e também falado em diversos países da ex-União Soviética. É um dos seis idiomas oficiais da ONU e o sétimo mais falado no mundo, em números de falantes nativos. O russo é escrito com uma versão moderna do alfabeto cirílico, contendo 33 letras. Estrutura político-administrativoA Federação da Rússia consiste em um grande número de subdivisões políticas diferentes, totalizando 89 componentes constituintes. Há 21 repúblicas dentro da federação que desfrutam de um alto grau de autonomia, além dos 6 territórios, 49 regiões administrativas, 1 região autônoma e 10 áreas autônomas. As cidades de Moscou e São Petersburgo têm “status” federal. Aspectos econômicosA Rússia é uma economia em transição, a política econômica para 2006 – 2007 está voltada a aumentar a qualidade dos quatro projetos nacionais prioritários que são: educação, habitação, agricultura e saúde. Composição setorialAgricultura: 5.3%Indústria: 36.6%Serviços: 58.2% (2006 est.) Força de trabalho / por ocupaçãoAgricultura: 10.8%Indústria: 29.1%Serviços: 60.1% (est.2005) ExportaçõesUS$317,6 bilhões (est.2006) CIA Exportações - ParceirosPaíses Baixos 12.3%, Itália 8.6%, Alemanha 8.4%, China 5.4%, Ucrânia 5.1%, Turquia 4.9%, Suíça 4.1% (2006) CIA ImportaçõesUS$171,5 bilhões (est.2006) CIA Importações – ParceirosAlemanha 13.9%, China 9.7%, Ucrânia 7%, Japão 5.9%, Coréia do Sul 5.1%, EUA 4.8%, França 4.4%, Itália 4.3%, (2006) CIA AgriculturaSua capacidade produtiva di...

Uruguai

... 2,5%, 2004 com 12,3% de crescimento e 2005 aproximadamente 6,5%. Apesar disso, a economia continua sendo vulnerável, especialmente no âmbito da dívida externa (aproximadamente 80% do PIB, excessiva dolarização e acumulação de vencimentos a curto prazo), e o frágil sistema financeiro. Estruturalmente, mantêm forte  rigidez em grande parte dos setores, especialmente de bens de consumo e serviços, com um considerável  peso nesse último âmbito dos bens comerciáveis. A origem setorial da produção uruguaia mostra um claro predomínio do setor de serviços, que tem cerca de 70% do total do PIB. Isto reflete, entre outros aspectos, o grande peso do setor público, a relativa importância do setor financeiro apesar da crise, e o grande volume de recursos dedicados a saúde e educação. Produção AnimalA produção de gado  tem sido tradicionalmente o motor da economia Uruguaia. Sua localização geográfica e seu clima entre subtropical – temperado, permite aos bovinos e ovinos que permaneçam ao ar livre durante todo o ano, e possibilita a produção de uma gama de carnes de grande qualidade. O principal país de destino são os Estados Unidos, e a União Européia se constitui em um mercado de grande relevância para o Uruguai, por apresentar o melhor preço médio, determinado, fundamentalmente, pelos cortes de maior valor da carne de  gado. O Uruguai continua sendo um importante produtor internacional de lã e a produção leiteira também é uma atividade relevante para o país. O envio de leite para as empresas pasteurizadoras  em 2004 alcançou 1.229 milhões de litros, dos quais 80% se destinam a indústria. Isto determina um incremento de 13.4% em relação ao ano anterior, marcando uma cifra recorde. Produção Vegetal A produção arrozeira possui um significado especial para o país. A área de plantação é de aproximadamente 187 mil hectares com um volume de produção de 1,262 milhões de toneladas, localizadas fundamentalmente na zona este do país. O setor florestal começou recentemente a transitar  na fase de industrialização da madeira de forma generalizada, com base no estoque disponível obtido dos bosques semeados nos últimos 15 anos. A plantação de bosques artificiais é uma das atividades que teve maior impulso durante  os últimos anos, ocupando no final de 2002, aproximadamente 620.000 hectares, uma superfície quase quatro vezes maior que a de 1990. Houve também um incremento na produção de soja, devido a importantes investimentos de produtores argentinos. ExportaçãoA expansão das exportações foi um dos pilares da reativação econômica do Uruguai nos últimos anos, porém a sua estrutura possui aspectos vulneráveis. O crescente importância da agroindústria nas exportações totais, assim como a perda de participação das exportações de outras manufaturas de origem industrial, são importantes motivos para preocupação.  A produção de bens da agroindústria (commodities) tem uma alta flutuação de preços nos mercados internacionais, que expõem o Uruguai a uma situação de maior vulnerabilidade. Por outro lado, a agroindústria  incorpora menor valor agregado  que as indústria pesadas.  A queda de participação de outras manufaturas  de origem industrial evidencia problemas estruturais da economia uruguaia que tem impedido um maior crescimento exportador. As possíveis causas  deste comportamento podem estar vinculados ao escasso  nível  tecnológico de muitos setores devido a falta de investimentos  nos últimos anos assim como  a falta de canais de comercialização. Dentro das atividades que tem aumentado sua participação  nas exportações totais pode-se mencionar o setor de carnes, a indústria láctea, a pesca, produtos de plástico e borracha. E as que tem perdido importância são as de vestimenta, indústrias produtoras de minera...

Venezuela

..., tecidos, processamento de alimentos Taxa de crescimento da produção industrial 7.2% (est. 2005) Exportação US$ 69.23 bilhões FOB (est. 2006) Exportação/commodities petróleo, bauxita, alumínio, aço, produtos agrícolas, materiais químicos Importação US$ 28.81 bilhões FOB (est. 2006) Importação/commodities material de construção, equipamentos de transporte, máquinas, material cru Aspectos GeraisA Venezuela está localizada na parte norte da América do Sul e seu território compreende 72 ilhas no mar do Caribe. Limita-se ao norte com o Mar do Caribe, ao sul com o Brasil, a oeste com a Colômbia, e ao leste com o Oceano Atlântico. Sua superfície compreende 5,1% da América do Sul. O clima da maior parte do território é tropical. Caracas está a 1.042 metros acima do nível do mar e t...

Alemanha

...e pequenas cidades. O envelhecimento  médio  da  população  é  uma  questão  bastante preocupante nos dias de hoje. Grupos étnicos, idioma e religiãoO povo alemão formou-se essencialmente da fusão de várias  tribos  como  os  francos,  os  saxões,  os  suábios  e  os bávaros. Atualmente essas etnias deixaram de existir em sua concepção original, mas suas tradições e seus dialetos continuam presentes A língua oficial do país é a alemã. No entanto, o país é rico em dialetos, que apresentam enormes diferenças entre si: segundo o dialeto e a pronúncia pode-se reconher, na maioria da população, o lugar de origem das pessoas. Quanto à religião, há um equilíbrio entre as duas principais crenças, a protestante e a católica. Informações econômicasPIB composição por setor: agricultura: 0.9%, indústria: 29.6%, serviços: 69.5%. (estimativa 2007). Balança Comercial Brasil - Alemanha / 2007Valores em US$ FOB Mês Exportação Importação Saldo Corrente de Comércio JAN 447.467.711 589.168.171 -.141.700.460 1.036.635.882 FEV 509.650.857 506.734.027 2.916.830 1.016.384.884 MAR 549.211.069 700.689.015 -.151.477.946 1.249.900.084 ABR 642.584.854 635.905.488 6.679.366 1.278.490.342 MAI 615.461.102 754.400.424 -.138.939.322 1.369.861.526 JUN 559.011.192 686.101.140 -.127.089.948 1.245.112.332 JUL 583.625.092 787.269.758 -.203.644.666 1.370.894.850 AGO 654.223.790 927.333.633 -.273.109.843 1.581.557.423 SET 598.320.169 723.605.334 -.125.285.165 1.321.925.503 OUT 652.941.307 806.193.245 -.153.251.938 1.459.134.552 NOV ...

Argentina

...sp; indústria  teve crescimento considerável, vindo a desempenhar papel preponderante no processo de desenvolvimento. No entanto, ainda se observa grande dinamismo no setor agrícola que, graças à presença de terras férteis e climas propícios, apresenta altos índices de produtividade, permitindo à Argentina firmar-se como um dos maiores produtores e exportadores mundiais de cereais. A Argentina passou, nos últimos anos, por vários ciclos de  instabilidade  política  e  econômica,  que  se  manifestaram em crescentes índices de inflação, desemprego e desequilíbrio orçamentário. O  ajuste  econômico  foi  complementado  pela renegociação da dívida externa, privatização dos serviços públicos  e  dos  setores  elétrico  e  petrolífero.  O  surgimento  do MERCOSUL e a crescente integração mundial impulsionaram a economia,  que  apresentou  firme  expansão  real  no  período 1991/1997. A partir do ano 1998 começou um longo período de recessão, fato que ocasionou a grave crise econômica e política que teve o ponto mais alto em dezembro de 2001, com a renúncia do Presidente De La Rua, e congelamento da econ...

Canada

...s de maior índice de desenvolvimento humano do mundo. Principais Recursos NaturaisOs principais recursos naturais são: gás natural, petróleo, ouro, carvão, cobre, minério de ferro, níquel, potassa, urânio e zinco, juntamente com a madeira e a água. Principais IndústriasAs principais indústrias são: automobilística, papel e celulose, siderúrgica, maquinário e equipamentos, produtos de alta tecnologia, mineração, extração de combustível fóssil, madeireira e indústria agrícola. Aspectos EconômicosO mercado consumidor do Canadá é pouco expressivo para os produtos de maior peso na pauta global de exportação brasileira. Para alguns produtos menos representativos, contudo, é expressiva a importância do mercado canadense. São os casos de laminados de ferro e aço, algodão, sacos para embalagem e bauxita não calcinada (minério de alumínio). Estes produtos poderiam ser afetados mais fortemente caso houvesse uma retaliação sobre eles.Segundo a CNI, ao longo dos anos 90, as relações comerciais bilaterais caracterizaram-se pela pequena e decrescente participação do mercado canadense nas pautas de exportação e importação brasileiras. Na década passada, foi tímida, a participação do Canadá nos investimentos diretos ou no processo de privatização. Os investidores canadenses no programa de desestatização se concentraram primordialmente no setor de telecomunicações. Dentre os principais produtos exportados e importados no intercâmbio comercial entre Brasil e Canadá em 2007 estão: Fonte: MDIC/SECEX   Fonte: MDIC/SECEX No período de 2006 os países que mais relacionaram-se com o Canadá foram: Fonte: Statistics Canada   Fonte: Statistics Canada O Canadá se encontra, segundo a CIA, em 11º lugar no ranking de exportadores mundiais e em 12º nas importações mundiais. Relacionamento BilateralO relacionamento bilateral entre Brasil e Canadá expandiu-se e diversificou-se significativamente durante os últimos anos, apesar de algumas disputas comerciais, demonstrando o interesse que o Canadá tem em contar com o Brasil como um dos principais parceiros na América do Sul. Relação Comercial Brasil x Canadá - Em US$ FOB   2006  Var. % 2005 Var. % 2004 Exportações 2.361.716.393 3,55 2.280.740.741 17,12 1.947.274.889 Importações 1.708.499.721 43,09 1.194.018.268 17,17 1.019.030.763 Saldo 653.216.672 -39,89 1.086.722.473 17,07 928.244.126 Corrente de Comércio 4.070.216.114 17,14 3.474.759.009 17,14 2.966.305.652 Fonte: Aliceweb   Balança Comercial Brasil - Canadá/ 2007Valores em US$ FOB Mês Exportação Importação Saldo Corrente de Comércio JAN 173.782.448 112.198.256 61.584.192 285.980.704 FEV 104.237.882 85.307.097 18.930.785 189.544.979 MAR 221.492.344 146.764.020 74.728.324 368.256.364 ABR 142.687.443 134.975.868 7.711.575 277.663.311 MAI 152.001.261 119.971.432 32.029.829 271.972.693 JUN 191.080.141 138.350.199 52.729.942 329.430.340 JUL 183.586.807 194.689.536 -11.102.729 378.276.343 ...

Chile

...ífico. No Índice de Desenvolvimento Humano - IDH de 2005, formulado pela Organização das Nações Unidas (ONU), ocupa o 37º lugar entre 177 países analisados, sendo classificado dentre os 55 primeiros no ranking das nações consideradas de desenvolvimento humano elevado. Santiago, a capital chilena, está situada a 120 km do litoral central, distante a 1.500 km de Buenos Aires e 3.700 km de São Paulo. Grupos Étnicos, IdiomaA população chilena possui 16 milhões de habitantes, crescendo a uma taxa média anual não superior a 1,8% e está distribuída através de suas 13 regiões administrativas, sendo que 85 % do total vivem em centros urbanos.As principais cidades são: Santiago, a capital do país, com quase 6 milhões de habitantes, Valparaiso /Viña del Mar com 750.000 pessoas e Concepción -Talcahuano com 800.000.Junto com a mescla básica da população espanhola e indígena, existe um número importante de imigrantes de vários países europeus da segunda e terceira geração aos que estão se agregando uma nova onda de imigrantes provenientes principalmente da Ásia.O idioma oficial é o espanhol embora cerca de 2% da população fale o idioma indígena mapuche. Comércio ExteriorO Chile é uma das nações em maior crescimento no mundo devido a sua economia que, mesmo durante o regime militar do general Augusto Pinochet (1973-1990) permaneceu aberta. Porém, foi com o advento da democracia, a partir da década de 90, que o país obteve maior abertura, firmando tratados e acordos de comércio que o fortaleceram e o colocaram entre as economias mais fortes da América Latina. A balança comercial chilena vem apresentando resultados positivos desde 1999. Em 2003, a corrente de comércio...

China

... de diversos bancos, desenvolvimento do mercado de ações, com o rápido crescimento do setor privado e a abertura para o comércio exterior e investimentos externos.A China vem implementando reformas de forma gradual, e em partes. O processo acima descrito continuou com mudanças chaves que incluíram a venda, com eqüidade, dos maiores bancos chineses para investidores estrangeiros e o refinamento do mercado externo e do mercado de ações. A reestruturação da economia e o resultado de ganhos substanciais fizeram com que o PIB aumentasse cerca de 10 vezes desde 1998. O desenvolvimento econômico tem sido bem mais rápido nas províncias costeiras do que nos do interior, e há grandes disparidades na renda per capita das regiões.O governo da China tem se esforçado para: sustentar um adequado crescimento de empregos para dezenas de milhões de trabalhadores  demitidos com a privatização de empresas estatais, imigrantes e de novos integrantes do mercado de trabalho; reduzir a corrupção e outros crimes econômicos, e conter os danos sofridos pelo meio ambiente e os conflitos sociais próprios das economias que sofrem  rápidas alterações. De 100 a 150 milhões de trabalhadores rurais excedentes estão entre as vilas e as cidades, muitos se mantendo em empregos de meio turno e trabalhos de baixa remuneração. Uma conseqüência demográfica da política “uma criança por família” é que a China é um dos países que mais envelhece no mundo. Outra ameaça de longo prazo ao crescimento é a deterioração do meio ambiente, notadamente a poluição do ar, erosão do solo e a significativa queda de água potável, especialmente no norte. A China continua a perder terra arável em decorrência da erosão e do desenvolvimento econômico. O país foi beneficiado por uma forte expansão do uso de computadores e de internet, mais de 100 milhões de consumidores até o final de 2005.  Investimentos estrangeiros permanecem como um forte elemento na extraordinária expansão da China no mundo dos negócios e tem sido um fator de grande peso no crescimento de empregos urbanos. Agricultura – principais produtos: arroz, trigo, batatas, chá, painço, cevada, maçãs, algodão, óleo de sementes; porcos e peixes. Indústria: minérios e processos de mineração, ferro, aço, alumínio e outros metais, carvão; máquinas de construção; armamentos; têxteis e confecção; petróleo; cimento; química; fertilizantes; produtos de consumo incluindo sapatos, brinquedos e eletrônicos; alimentos processados; equipamentos de transporte incluindo automóveis, vagões de trens e...

Cingapura

...s: 66.2% (est. 2006) Crescimento real do PIB 2006: 8,1%2005: 7,0%2004:12,5% Chefe de Estado Presidente Sellapan RAMANATHAN (desde 1º Setembro de  1999) Taxa de desemprego 3.1% (est. 2006) Aspectos GeraisCingapura é uma cidade-Estado asiática localizada a 137 km ao norte da linha do Equador, no Sudeste do Estreito de Malaca. Sua localização geográfica, no cruzamento de rotas de comércio internacional, permitiu que fossem desenvolvidas as potencialidades que tal característica oferece: o país é importante centro financeiro, funciona c...

E.U.A.

...osAno Novo – 1° de JaneiroNascimento de Lincoln – 12 de FevereiroNascimento de Washington – terceira segunda-feira de FevereiroNascimento de Martin Luther King –terceira segunda-feira de JaneiroPosse do Presidente eleito (“Inauguration Day”) – 20 de JaneiroDia do Veterano – última segunda-feira de MaioMemorial Day – última segunda-feira de MaioDia da Independência - 4 de JulhoDia do Trabalho – primeira segunda-feira de SetembroDia de Ação de Graças – última quinta-feira de Novembro Organização administrativaO país está dividido em 50 estados, um Distrito Federal (District of Columbia), sede da capital da Nação (Washington), 14 territórios, além de manter Pactos de Associação com Micronésia, Palau e Marshall Islands. Cada estado tem a sua própria constituição e conta com considerável autonomia na organização e operação de seus poderes executivo, legislativo e judiciário. Acordos internacionaisOs Estados Unidos são parte ou membro dos seguintes acordos e organizações internacionais:APEC – Acordo de Cooperação Econômica Ásia – Pacífico Austrália GroupFAO – Fundo para a Alimentação e AgriculturaG-5 – Grupo dos 05G-7 – Grupo dos 07G10 – Grupo dos 10Banco Mundial – BIRDBanco Interamericano de Desenvolvimento – BIDFMI – Fundo Monetário InternacionalIMO – Organização Marítima InternacionalNAFTA – Acordo de Livre Comércio da América do NorteOTAN – Organização do Tratado do Atlântico NorteO...

França

...s importantes para o desenvolvimento industrial e urbano irrigam o território fran­cês. O Loire, com 1.012 km de extensão, e o Garona, com 575 km, são pouco utilizados na navegação. O rio Sena, com 776 km de extensão, navegável de Rouen até Le Havre, e o Ró­dano, com 522 km, de Lyon até a região marítima. Por último, o Reno, com apenas 190 Km, na fronteira com a Alemanha, é um dos principais trechos de navegação do mundo. A França pertence à zona climática temperada. É in­fluenciada por ventos do oeste portadores de massas de ar marítimo que suavizam o clima das regiões litorâneas e inte­riores. No inverno, os ciclones continentais ocasionam ventos frios e baixa temperatura. A combinação da influência maríti­ma com a latitude e altitude contribuem para a diversidade do clima no país. A oeste o clima predominante é o oceânico, caracteri­zado por precipitações regulares e abundantes, com invernos rígidos e verões frescos, e céu nublado com chuvas. O clima mediterrâneo, no sudeste do país, é caracterizado por verões quentes e secos e invernos amenos. Nas regiões mais eleva­das as temperaturas são mais frescas e as precipitações mais abundantes. Nos picos costuma nevar por mais de 150 dias ao ano.A temperatura média no país é de 5°C no inverno e de 25°C no verão. PopulaçãoA população francesa é composta de vários grupos étnicos, principalmente os gauleses e os celtas. São também importantes as populações de origem romana, grega e germânica. Destacam-se, ainda, os árabes e judeus instalados no sul do país, na fronteira com a Espanha. O maior número de imigrantes nas últimas décadas são provenientes do norte da África, Marrocos, Tunísia e Argélia. Estima-se hoje, segundo a CIA (Central Intelligence Agency of United States of América), que a população francesa possua um total de 63,8 milhões dos quais 51,4% são mulheres e 48,6% homens. A taxa média de crescimento da população em 2006 foi da ordem de 0,58%, com densidade demográfica de 112 habitantes por km². A França atrai muitos imigrantes. No período entre as guerras, com sua baixa densidade demográfica, o país necessitava de trabalhadores imigrantes, mesmo refugiados, principalmente gregos, armênios, russos e espanhóis. Na década de 1980, o país controlou energicamente a imigração. Nas épocas de crises, a imigração causa debates, mas pode-se observa...

Informações Mercadológicas

... ou pretende trabalhar, conhecimento este essencial para que tenha o mínimo de sucesso em suas negociações com o mercado externo. Para um aprofundamento nas informações, trabalho de pesquisa de mercado, análise conjuntural e trabalho...

Arabia Saudita

...egociação. Portanto, um conhecimento mínimo de alguns traços culturais é básico para obter êxito nos seus negócios. Os árabes são, em geral, sociáveis, calorosos e festivos e, a melhor maneira de conhecer esta faceta, é respeitando e aceitando os seus costumes. Os cumprimentos com aperto de mão são muito bem vindos desde que entre pessoas do mesmo sexo e é habitual a aproximação física, abraços e beijos entre amigos sendo mesmo usual homens caminharem de mãos dadas pelas ruas, em sinal de amizade e respeito.Por outro lado, o contato físico entre sexos opostos é bastante rigoroso, sendo o toque somente facultado dentro de uma relação lícita ou quando há um vínculo forte de parentesco. Entretanto, se uma pessoa de sexo oposto, lhe estender a mão, aceite o cumprimento. Em um bar ou restaurante jamais peça bebida alcoólica – o álcool é vedado pela religião islâmica - ou pratos com carne de porco, animal rigorosamente proibido pelo islamismo: portanto nunca planeje exportar produtos, comestíveis ou não, que utilize o porco como matéria prima, como calçados, couro, etc. Tampouco visite países de costumes islâmicos portando roupas confeccionadas com couro suíno, o que seria uma grande indelicadeza. Em negociações, esqueça a representação feminina, mesmo que uma mulher seja a autoridade máxima dentro da empresa. Na melhor hipótese, ela acompanhará o seu representante na viagem vestindo-se e comportando-se de acordo com os costumes locais. As mulheres ocidentais que viajam à Arábia Saudita devem respeitar as leis locais, o que significa trajar-se de acordo com o usual, não usar maquilagem, não dirigir automóveis, freqüentar apenas a área reservada às mulheres nos restaurantes, mesmo em hotéis e não trabalhar em feiras. As esposas são, geralmente, excluídas das reuniões sociais. Na Arábia Saudita as mulheres vestem-se de uma forma muito conservadora para os padrões ocidentais usando "Abayah" ou "Jibab", que cobre o corpo inteiro e o rosto.A roupa tradicional masculina é o "thoub", uma peça única e comprida. Na cabeça é usada a "ghutra" ou o "shemagh", este principalmente em ambientes religiosos. A escolha do vestuário deve ser conservadora e os homens devem abster-se de usar calções ou bermudas a não ser em piscinas e hotéis onde seja consentido. Nunca cruze as pernas, pois mostrar a sola do sapato que está usando se constitui em insulto por ser a parte mais baixa do corpo e estar em contato com o chão, é considerada impura. Também considera-se "suja" a mão esquerda pois é utilizada na higiene pessoal conforme a tradição islâmica; portanto evite dar e receber presentes, cartões, cumprimentar, gesticular com a mão esquerda. Já que falamos em presente, jamais ofereça mimos para a esposa de seu interlocutor; tal iniciativa poderia ser considerada bastante ofensiva pois a atribuição de oferecer presentes é do esposo e não do visitante. Caso você venha a receber um presente, o mesmo não deve ser aberto na frente de seu anfitrião; reserve-o para abri-lo em sua privacidade. Outra dica: Nunca comente a beleza da mulher , irmã, filha , ou funcionária de seu anfitrião árabe, com certeza não será interpretado como um elogio. Os árabes não costumam fechar negócios antes de estabelecer um certo grau de familiaridade e confiança; ao negociar, gostam de fazer amizades, valorizando a integridade e a palavra de seus interlocutores. Lembre-se que a amizade pode, muitas vezes, determinar a continuidade de uma relação comercial. Entretanto, apesar da cordialidade nos encontros, a hierarquia é fundamental em tratativas negociais: no entendimento dos árabes islâmicos um subordinado não possui a autonomia para assinar um contrato. Um funcionário é sempre bem recebido mas fechar negócios, somente com executivos. Agende-se previamente e cumpra o horário! Deve ser previsto um tempo para cortesias e talvez sejam necessárias diversas visitas para o estabelecimento de relações. As visitas tampouco devem ser agendadas com exigüidade de tempo, pois podem ocorrer interrupções para uma conversa com um amigo ou assinatura de documentos. Usualmente oferecem chá, refrigerante e café e, mesmo que você não esteja com vontade de beber algo, aceite por polidez. Após consumido, a xícara deve ser devolvida para indicar que o visitante não deseja mais. Durante a negociação o seu interlocutor levanta-se e desaparece por cerca de 20 minutos? Nada anormal, ele voltou-se para a direção de sua cidade sagrada, Meca, e foi rezar conforme a tradição islâmica. Como este ato se repetirá cinco vezes ao dia aproveite a pausa para relaxar. As lojas e restaurantes costumam fechar por meia hora para as orações, cujos horários exatos são publicados nos jornais. Isto deve ser especialmente lembrado por quem organizar estandes em exposições. Para informações adicionais de como negociar com países árabes , visite o site da empresa Mercado Árabe, www.mercadoarabe.com.brInformações para o viajante à Arábia SauditaHorário OficialO horário oficial da Arábia Saudita corresponde a GMT +3, ou 3 horas adiante do tempo médio de Greenwich. Isto corresponde a 6 horas adiante do horário de Brasília, exceto no período em que vige o horário de verão no Brasil. TelefoniaO código internacional do país é 966 e os códigos das área...

Ações Sócio-Ambientais

...obre Meio Ambiente e Desenvolvimento (1991) já destacava que os problemas ambientais com que nos defrontamos não são novos, mas sua complexidade começou a ser entendida apenas recentemente. Antes, nossas preocupações voltavam-se para os efeitos do desenvolvimento sobre o meio ambiente. Hoje, temos de nos preocupar também com o modo como a deterioração ambiental pode impedir ou reverter o desenvolvimento econômico e social. A empre...

Cases de Sucesso

...r através de controles, conhecimento e execução dos processos de exportação, gerando minimização dos custos e subsídios suficientes para que os departamentos Comercial, Logístico e Financeiro pos...

Links Úteis

...rior Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - SECEX INMETRO - Barreiras Técnicas a Exportação OUTROS Medidor de Velocidade de Conexão Mapas e Rotas Rodoviárias e Urbanas no Brasil Previsão do Tempo...

Missão e Visão

... comércio exterior. O reconhecimento virá com a qualificação de seus profissionais e com o uso de diferenciais em tecnologia da informação....

Processo de Gestão

...io exterior, desde o desenvolvimento dos processos até a sua efetiva liquidação, incluindo a prospecção de mercado e o link do...

Sobre Nós

...;imprescindíveis para um crescimento ordenado, visando sempre a expansão de sua possibilidade de serviços, e entendendo que o compromisso com o cliente está diretamente ligado à necessidade de atender qualificadamente todos seus fornecedores e mercado consumidor. Para assegurar a qualidade de seus serviços, a SIMPEX procura diferenciar-se através da qualificação de sua mão-de-obra profissional e da utilização constante de tecnologias gerando um modelo de sistema de trabalho altamente capaz e focado em um atendimento personalizado, o que distingue-a no atual mercado de serviços de comércio exterior. A busca da superação das expectativas, tanto interna como de seus clientes, é a tônica que movimenta todos os colaboradores desta empresa. ...

Apresentação

..., talvez por um desconhecimento dos ganhos efetivos que um acompanhamento de mercado pode proporcionar em um simples fechamento de câmbio. Com pessoal direcionado na busca das melhores condições camb...

Diferenciais

...amos abaixo: Baixo Investimento do Cliente Simpex-Net (Sistema de Arquivamento Eletrônico das Operações de Câmbio) Profissionais especializados on-line, diretamente da Mesa de Operações, em São Paulo Trâmite documental eletrônico, que facilita e agiliza ...

Pesquisa de Mercado

...para a verificação do movimento de seus clientes e concorrentes. Apesar de termos uma maior facilidade e viabilidade de consulta nos paises acima, a SIMPEX também trabalha com a prospecção de mercado para outros paises do mundo. Contate-nos e sinta a qualidade !!...

Projeto de Viabilidade de Exportação/Importação

...ubsídios que possam dar conhecimento suficiente às empresas para que estas definam seus objetivos, a Simpex disponibiliza estudos/projetos de viabilidade de negócios. Os projetos desenvolvidos visam, entre outras coisas identificar as condições brasileiras para importação/exportação do produto, os mercados potenciais, as características dos mercados, tendências e expectativas, identificação da concorrência, oportunidades e ameaças, barreiras existentes, documentação necessária, preços praticados e potenci...
A Empresa | Serviços | Simpex-Net | Informações Importantes | Programação Portos | Links Úteis | Pesquise | Contate-nos

MATRIZ RS:

São Leopoldo - RS - Brasil
Telefone (55 51) 3272-0555 - Fax (55 51) 3272-0550 

UNIDADE SC:

Florianópolis - SC - Brasil
Telefone/Fax (48) 3029-3866



(c) 2013 - By Simpex
PHP Warning: mysql_fetch_array(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in E:\Sites\LocalUser\ftpsimpexcombr\2006\general_scripts\mysql_functions.php on line 53